RESIDENCIAL VERITÀ FREGUESIA

.

17 de set. de 2010

Dicas para ampliar ambientes pequenos

Sem ordem nunca haverá sensação de amplitude

Não adianta! A organização é o primeiro requisito para quem deseja que seu espaço pareça realmente maior. Para isto basta reparar na seguinte situação: Caso esteja com um ambiente ou cômodo em que as coisas estejam fora do lugar ou em total bagunça experimente colocar tudo em seu lugar. Verifique a sensação que esta organização provoca aos olhos. É nítido que a sensação será inclusive a de limpeza. Procure manter a organização de todos os espaços para preservar a impressão de que eles pareçam maior.

Cores claras nas paredes

As cores claras criam sensação de profundidade. Por isso, o branco e variações claras da maioria delas refletem mais intensamente a luz criando mais claridade e consequentemente maior sensação de profundidade. Lembre-se que se desejar uma cor escura a melhor alternativa é aplicá-la em uma das paredes.

Materiais leves e tons claros no mobiliário

Uso de materiais como o vidro e escolher tons claros para o mobiliário e tecidos, podem colaborar com a sensação de profundidade devido a transparência e claridade, como antes mencionado. Caso o mobiliário tenha tonalidades escuras é interessante que seja em algumas partes ou que ele possua vidro ou espelho, como é mencionado em regra abaixo, para tornar o ambiente mais leve.


Padrões e estampas de gravataria nos tecidos

Ao usar grandes estampas ou padrões em pequenos espaços, pode ocorrer uma grande confusão visual, ou melhor, um excesso de informação que torna difícil o estabelecimento de uma sensação de limpeza e equilíbrio. Assim, estampas pequenas do tipo gravataria são mais ideais para estes ambientes pequenos.

Vidro para transparência e espelhos para sensação de amplitude

Esta regra já é muito conhecida por todos. Os espelhos criam a sensação de amplitude por promoverem uma “maior profundidade aos espaços” além de causar intensa reflexão da luz promovendo claridade no espaço. Já o vidro fornece a sensação de profundidade pela transparência que ele proporciona.

Pisos claros e preferencialmente o mesmo nos ambientes

Com relação ao piso ser claro, não só ajuda na sensação de amplitude como também oferece uma maior facilidade na hora de decorar o ambiente. No entanto, se deseja que a moradia pareça maior a estratégia de uniformizar o piso nos ambientes ou setores como área social, área de trabalho, área íntima, darão uma sensação de continuidade o que significa, novamente, a impressão de a casa é maior.


Móveis de dimensões adequadas para preservação da circulação

A circulação de um ambiente é necessária para que não nos sintamos apertados o que pode causar um estress muito grande. Assim, lembre-se que é importante não chutar móveis e que as portas devem abrir livremente.

O Layout pode ajudar em muito a determinação e definição dos espaços

O desenh0 ou layout são essênciais para determinação do tamanho do mobiliário que permitirá um equilíbrio visual em termos de proporcionalidade e que ao mesmo tempo determinará a circulação adequada do espaço. Isso seguramente trará uma maior sensação de espaço ao ambiente.

Mobiliário versátil e multiuso para melhor aproveitamento do espaço

Uma mesa que se transforma em um quadro, um assento que pode se transformar em uma mesa de centro, um armário que possui uma mesa embutida ou extensível, e muitas outras são as possibilidades que você encontra em vários exemplos em sites e revistas.

Utilização vertical do espaço

Em espaços muito pequenos e já defindos com o mobiliário fica muito difícil qualquer forma de armazenamento pela inclusão de algum móvel. Neste caso, a única possibilidade é a utilização das paredes para criação de um armário, uso de prateleiras, estante, ou seja, o aproveitamento vertical do espaço. Seja lá qual for a opção, caso as tábuas fiquem à vista, a espessura delas deve ser reduzida o suficiente para que não comprometa visualmente o espaço.


Iluminação bem planejada

Um projeto de iluminação adequado, não só gera climas, como também, pode gerar uma sensação de amplitude. O posicionamento das luzes podem interferir nesta sensação por promoverem claridade a cantos e paredes gerando impressão de profundidade.

Enfim, não existem apenas estas possibilidades para “ampliar” os espaços, no entanto, com criatividade e baseado nas dimensões, forma, revestimentos etc, é possível criar outras maneiras para gerar mais sensação de amplitude no espaço. Caso conheça alguma você pode deixá-la em comentário.





10 de set. de 2010

Cozinha

Oi pessoal, segue algumas idéias de cozinhas para nosso apertamento rsrsr, achei essas bem legais, lógico que em nosso ap sera em menor proporção mas o que vale é a intenção!! espero que gostem